terça-feira, fevereiro 05, 2008

Agir

Voce nunca sabe que resultados virão da sua acção.
Mas se não fizer nada, não existirão resultados."
( Mahatma Gandhi )

Pois é... Agir, ultimamente esta palavra está constantemente vinculada no meu cérebro, provavelmente sinto-me um tanto ou quanto estagnada, inactiva... Claro está, nada tenho feito para sair desta sensação, e tenho perfeita consciência que sem me mexer não vou a lado nenhum.

Agora até que ponto nos deixamos levar por algumas conformidades e desleixo talvez, em não agir-mos, em fazer o que é correcto, em fazer o que o coração ou a cabeça (dependendo das pessoas!) diz e manda. Será que não somos engolidos pelo que nos rodeia e nos contentamos sem nada fazer para mudar isto. Claro está que muitas vezes não devemos, nem podemos tomar atitude ou agir, pois são decisões e acções que não estão ao nosso alcançe ou apenas que não podem ser acções tomadas por nós!

Se for responder a isso, eu sou uma das que terei que levantar a mão e assumir a minha cota, nesta matéria!

Não acabamos sempre por nos contentar? Não nos "encostamos" um pouco ao que a vida nos vai reservando, sem agir, sem tomar a atitude ou simplesmente sem arriscar!?

Bem sei que existem muitas situações em que não vale a pena correr os riscos, nem agir pois sabemos bem se agirmos e tomarmos uma atitude acabamos por correr alguns riscos desnecessários. Assim... nestes casos não vale a pena arriscar! Mas e se corrermos o risco e depois disso chegarmos a conclusão de que valeu a pena e que afinal as nossas premonições estavam enganadas! Ai virá o remorso... (outro post... talvez!)

Mas... olhando para a minha vida... arrisquei mas será que agi??? Muitas vezes "mergulhei de cabeça"... mas acho que a isso chama-mos reacção e não acção!!! Desta forma agir correctamente é realmente fazer o que? Tomar que atitude? Não podemos pensar que agir não está relacionado com tantas outras acções? Agir » falar, demonstrar, sentir, arriscar, confrontar...

Agir... o que realmente significa o acto de agir? Poderá estar sempre relacionado com outras acções?
Fica a pergunta em aberto!

beijos a todos aqueles que abandonam os paraísos para ser alguém na vida!

Sem comentários: